Proposta Pedagógica

O trabalho do Colégio Atual está direcionado à formação de alunos críticos com autonomia e capacidade de gerenciar seus processos de aprendizagem. Nossa abordagem é adequada às necessidades e expectativas de nossas crianças e jovens no século XXI, não só por permitir que os alunos participem como protagonistas ativos do processo de aprendizagem, mas também por oferecer a eles vivências educacionais práticas e uma excelente estrutura física com recursos tecnológicos de ponta como lousas digitais, clickers, beamz, holodeck equipamento capaz de transformar o espaço em qualquer ambiente ao qual se deseja ir, sem precisar sair do lugar, entre outros.

Temos como proposta pedagógica orientar ações educacionais que promovam a modernização e o enriquecimento dos métodos de ensino e da avaliação, desenvolvendo habilidades e competências relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético, estético e de atuação social.

Nossa abordagem é adequada às necessidades e expectativas de nossas crianças e jovens no século XXI, não só por permitir que os alunos participem como protagonistas ativos do processo de aprendizagem, mas também por oferecer a eles vivências educacionais práticas e uma excelente estrutura física com recursos tecnológicos de ponta, como lousas digitais, clickers, beamz, holodecks, entre outros.

O Colégio Atual oferece também:

Em paralelo, nas séries do Ensino Fundamental, é nossa proposta introduzir a questão da iniciação científica. Como é do conhecimento geral, há no país e até em todo o mundo uma escassez de profissionais qualificados nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Nos EUA, hoje, cerca de 65.000 alunos terminam a graduação em Engenharia e vão para um mercado onde a necessidade é de 100.000 profissionais. Um exemplo disto é o caso da empresa Boeing, onde cerca de 15% de seus engenheiros atingiram a faixa de aposentadoria e a empresa não encontra pessoal com o perfil necessário para substituí-los..

O gosto e a identificação com estas áreas pode ser cultivado a partir das primeiras séries do ensino fundamental. Através de projetos lúdicos, como "A hora da experiência", podem ser introduzidos conceitos de velocidade, força, torque, ação e reação, gravidade etc., fazendo com que uma predisposição positiva para as áreas das ciências exatas seja fomentada.

Visualizamos um trabalho envolvendo sucata, blocos e outros materiais de construção de modelos e protótipos para explorarmos conteúdos de robótica e mecatrônica em todas as séries do fundamental. A princípio, tais atividades serão desenvolvidas dentro da grade escolar.

Hoje, com o acesso à informação extremamente facilitado pelos recursos tecnológicos e considerando a questão da preparação de nossos alunos para que venham a ser "cidadãos do mundo" entendemos que idealmente as crianças e adolescentes deveriam dominar ao menos duas línguas, preferivelmente três, seja para comunicação, pesquisa e para seu futuro profissional.

Baseados nesta idéia e pensando em começar a formar os alunos dentro de um contexto global, iniciamos um trabalho de proficiência no idioma inglês como segunda língua a partir de 2009 para as séries da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, crescendo paulatinamente a cada ano.

Certamente, em função da faixa etária dos alunos em questão, os recursos audiovisuais terão maior importância neste processo, ficando os materiais escritos como apoio ao professor.

Desde o ano de 2009, propomos trabalhar a idéia da orientação profissionalizante para as séries finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, estaremos apresentando à diretoria do Grupo Atual propostas de trabalhos semelhantes às existentes em escolas americanas, que estão atingindo resultados altamente positivos e com índices mínimos de evasão, devidamente ajustadas para a realidade brasileira.

No ensino médio, temos o SOE - O Serviço de Orientação Educacional - que orienta e esclarece todas as possíveis dúvidas dos nossos jovens, utilizando recursos como informativos sobre as profissões, questionário de expectativas, visitas a locais de trabalho, visitas às universidades, entrevistas com profissionais, palestras sobre os cursos, trabalhos de pesquisa, questionário de interesses e afinidades.

Especificamente em Pernambuco - que, tal como Angola, vive um momento de amplo desenvolvimento econômico -, com a consolidação do Polo Industrial do SUAPE, serão ofertados cerca de 200.000 novos empregos nos próximos cinco anos, fato que, certamente, vai demandar profissionais qualificados em diversas áreas. Propiciar uma perspectiva do potencial deste Pólo e promover uma vivência, por parte dos alunos, que direcione a escolha de uma carreira no futuro pode ser uma oportunidade para explorar novas opções pedagógicas.

Sabemos e sentimos os resultados das transformações ambientais por que estamos passando. É essencial um trabalho de educação ambiental dentro da escola, a fim de que nossas crianças cresçam com uma consciência de que suas ações podem (e devem) modificar a qualidade de vida hoje e no futuro.

A educação ambiental na escola deve proporcionar aos alunos conhecimento, reflexão e ação, onde os problemas ambientais, suas causas, conexões e consequências possam ser correlacionados, interpretados e compreendidos, levando, através da conscientização, ao estabelecimento de hábitos e práticas ambientalmente conservacionistas.

Essa abordagem tem um papel fundamental na formação de consumidores responsáveis versus consumo sustentável. No consumo responsável, cada pessoa preocupa-se com seu consumo pessoal, em ser solidário, em respeitar as comunidades e fazer sua parte, somando sua ação com a de outras pessoas.

É nas práticas pedagógicas, que educadores e alunos poderão compartilhar seus saberes e interesses, reconhecendo e respeitando o seu ambiente, além de replicar e difundir ações de cidadania em outros espaços sociais.

Propondo atividades interdisciplinares envolvendo geografia e ciências (física, química e biologia), os projetos de educação ambiental podem também estar em consonância com as atividades de iniciação científica.

Antes de participar de um programa esportivo, é de grande importância ter uma avaliação diagnóstica e nós do Atual nos preocupamos com isso. Utilizamos instrumentos de avaliação da aprendizagem escolar que auxiliam no diagnóstico e na indicação de correções nas estratégias de ensino, bem como na identificação de alunos com déficits cognitivos ou habilidades superiores à média, para os quais se deve promover assistência diferenciada, tais como testes adaptativos baseados na Teoria de Resposta ao Item – TRI, técnica utilizada em todo mundo para avaliação de competências escolares, inclusive no ENEM.

O programa de Esportes Atual foi criado com os objetivos de estimular e intensificar a prática desportiva como parte da formação integral dos alunos, sendo trabalhado com foco em propiciar ao aluno se tornar um cidadão autônomo, solidário e competente, conhecendo bem as dimensões que o esporte promove, seja a educacional, de lazer ou de resultados. Na dimensão educacional, as práticas desportivas são trabalhadas durante as aulas de Educação Física, que trata o esporte com um enfoque cultural.

Como lazer o esporte é oferecido nos momentos livres e de recreação, possibilitando um estilo de vida fisicamente ativo. Em competições nacionais os atletas do Atual têm-se destacado nas modalidades de vôlei, basquete e iatismo.

O Atual disponibiliza para seus alunos a possibilidade de participar nas modalidades esportivas de basquetebol, handebol, vôlei, natação e futsal, estando em implantação quadras e escolinhas voltadas ao futebol society, badminton, tênis, nado sincronizado e ginástica rítmica.

A participação dos pais na escola é de extrema importância para o desenvolvimento do princípio de formação integral pretendido pelo Colégio Atual.

O Círculo de Pais e Filhos é um serviço oferecido à comunidade Atual. Visa reunir parentes e responsáveis por crianças e jovens em momentos descontraídos, a fim de discutir temas relacionados à educação, família, sociedade e cultura, em conjunto com educadores, médicos, psicólogos e outros profissionais de acordo com os temas que forem apresentados. O Círculo de Pais e Filhos dispõe de um formato inovador de rede social que permite a seus participantes ampliar o conhecimento sobre os temas de interesse do círculo, preservando e fortalecendo as relações entre a escola, educadores, pais e alunos, ao mesmo tempo em que ajuda a subsidiar as decisões das famílias em relação aos caminhos da educação dos seus filhos. Adicionalmente às ações do Círculo de Pais e Filhos, periodicamente o Colégio Atual propicia palestras com temas específicos convidando especialistas em temas correlatos com educação, saúde, cultura e tecnologia. Também visando maior integração entre as famílias e a aproximação dos pais e responsáveis com o projeto pedagógico do Colégio Atual, ao longo do ano são desenvolvidos uma série de eventos, tais como MIMO no Atual (Apresentações da Mostra Internacional de Música em Olinda, nas dependências do Colégio), Festival de Cinema, Literata, Olimpíadas Internas e Nacionais, Feira de Livros, Chá Literário, Noite da Lanterna, Criação Atual e Festa Junina.



Boa Viagem I

Ensino Infantil ao Fundamental

TEL: (81) 3301.3000

Rua José da Silva Lucena, n. 30 - Boa Viagem - Recife

 

Boa Viagem II

Ensino Médio
TEL: (81) 3305.3333

Rua Mamanguape, n. 486 - Boa Viagem Recife

Piedade

Ensino Infantil ao Médio
TEL: (81) 3093.8080

Rua José Braz Moscou, n. 252 - Piedade

Caruaru

Ensino Infantil ao Médio
TEL: (81) 3101.3400

Vasco Fernandes Coutinho 233 - Maurício de Nassau - Caruaru